Sabe que a sua empresa pode dispor de um conjunto de regras vestimentares e de apresentação pessoal, a que os seus colaboradores ficam vinculados, enquanto se encontram ao seu serviço?
E não se trata de violar os direitos individuais de cada um pois enquanto se encontram ao serviço da empresa, os seus colaboradores estão a representá-la, transmitindo através da sua imagem individual uma imagem que deverá ser coerente com a imagem da organização.
Um Manual de Dress Code Corporativo, pode evitar situações constrangedoras não só de colaboradores que lidam com público ou terceiros exteriores, mas também entre eles.
E quer saber como pode evitá-lo? Por exemplo, através das seguintes regras:
- Não permitir o uso de decotes excessivos; Ø


- Limitar o uso de saias ou vestidos até à altura do joelho;
- Uso de jeans apenas de modelos e lavagens clássicos;

- Proibir o uso de cores demasiado vibrantes, excesso de brilhos e detalhes; Ø
- Não permitir roupas transparentes ou demasiado justas que revelem demasiado o corpo; Ø


- Restringir o uso de acessórios, quer em quantidade, extravagância e tamanho; Ø
- Exigir calçado fechado (evitar sandálias, chinelos, etc); Ø

- Impedir o uso de roupa de treino ou de ginásio, Ø exceto se esse for o local de trabalho.

Naturalmente, existem ambientes profissionais mais informais, habitualmente relacionados com as áreas de publicidade e tecnologia, que são mais flexíveis nas restrições.
Mas ainda assim, mesmo neste tipo de empresas é aconselhável a existência de um Manual de Dress-Code que, nomeadamente, estipule as regras a seguir em ocasiões de apresentações a parceiros, em funções comerciais, etc.