NÃO DEIXE QUE A MENOPAUSA DESTRUA A SUA IMAGEM

22/Sep/2021

A peri-menopausa (também denominada climatério) consiste no período de tempo em que se manifestam os primeiros sintomas da menopausa e termina 12 meses após a última menstruação. Este período de transição tem duração variável de mulher para mulher, caracterizando-se por alterações no ciclo menstrual e por sintomas típicos.

Mas nem todas as mulheres passam pelos mesmos sintomas. Estes também podem variar na sua intensidade e duração - de alguns meses a vários anos.

Certo é que, além de ser uma fase psicologicamente difícil para uma mulher, esta pode ver a sua vida afetada por sintomas que a deixam desconfortável com a sua própria imagem.

Mas isto não tem que acontecer! Saiba o que a espera e como pode ultrapassar da melhor forma para que a sua imagem não saia prejudicada e continue a sentir-se poderosa, pois continua a ser MULHER!

  1. ONDAS DE CALOR

As ondas de calor, traduzidas em súbitas e inexplicáveis sensações de calor, regra geral na parte superior do corpo, podem deixá-la de um momento para o outro desconfortável e suada devido à dilatação dos vasos sanguíneos. Como reduzir ou até evitar que o seu visual fique arruinado?

     - Vestir-se em camadas de roupas (técnica da cebola) e ir tirando ou colocando peças à medida que as ondas de calor apareçam;

 

 

     - Preferir blusas de malha ou camisas, que permitam arregaçar as mangas;

     - Usar uma écharpe junto ao pescoço no exterior e usá-la sobre os ombros no local de trabalho;

     - Evitar partes superiores justas ao corpo;

     - Uma capa de lã ou um trench coat também podem ser usados por cima de um blazer ou casaco de malha;

 

 

     - Escolher tecidos respiráveis para as peças superiores, p.e. algodão, e preterir fibras sintéticas.

  1. AUMENTO DE PESO

Na menopausa a mulher pode aumentar o peso corporal, em consequência da diminuição do metabolismo, devido à redução dos níveis de estrogénio. Além disso, a forma como acumula a gordura também se altera. O que antes era essencialmente depositado nas coxas e anca passa a acumular-se na barriga, tornando a silhueta mais retangular ou oval (com maior volume na zona abdominal).

Infelizmente, combater o aumento da gordura e peso, torna-se também mais dificil nesta fase da vida, mas não é uma causa perdida! Contudo, é muito importante que saiba lidar com estas transformações sem nunca perder a sua autoestima, aceitando-se tal como é, cuidando da sua imagem como sempre fez.

Aprenda a lidar com o novo tipo de corpo, devolvendo-lhe a sua feminilidade usando algumas destas técnicas de estilo:

     - Assumir tamanho acima e não insistir em usar o mesmo tamanho

     - Optar por calças e saias de cintura definida e subida mas não demasiado alta (importante que a lingerie acompanhe esta altura para manter a elegância);

 

 

     - Utilizar os contrastes de texturas (p.e seda com tricô), cores (complementares, no círculo cromático) e volume (p.e. lisos com folhos, pregas, franzidos) a seu favor, usando a peça mais discreta na parte do corpo que pretende disfarçar/atenuar;

     - Looks monocromáticos são permitidos, desde que tenha corte na cintura e diferença de volumes;

     - Se tiver pernas bem definidas, usar saias, calções e vestidos curtos;

     - Usar cinto a marcar a cintura – se for de estatura baixa, escolher cinto da mesma cor da peça inferior para evitar corte visual;

 

 

     - Evitar looks de inspiração masculina (calça, camisa e blazer);

     - Não usar camisas por dentro das calças/saias;

     - Evitar casacos curtos e coletes;

     - Vestidos largos com volume mais fluído do que estruturado, ajustados com cinto fino na cintura, favorece uma silhueta com mais volume abdominal;

     - Peças superiores com detalhes mais trabalhados na zona dos ombros e das alças.

  1. AUMENTO DO VOLUME DOS SEIOS

O aumento dos seios ocorre em cerca de 1 em cada 5 mulheres, de acordo com um dos estudos mais detalhados sobre o tema publicado na Holanda. Esta situação provoca uma situação de desconforto com a qual a mulher não sabe como lidar. Para se sentir mais segura pode adotar as seguintes dicas:

     - Fundamental ajustar o tamanho do soutien à nova realidade, garantindo a correta sustentação para um busto bonito;

     - Usar decotes em V e até à linha do coração;

 

 

     - Evitar camisolas justas com golas altas, padrões grandes e cores vivas;

     - Excluir casacos curtos e coletes;

     - Preferir riscas verticais e finas.

  1. REDUÇÃO DO VOLUME DOS SEIOS

Por outro lado, há mulheres que experimentam um encolhimento, esvaziamento, redução de tamanho e descaimento dos seios.

     - Ajustar o tamanho do soutien, de modo a garantir o máximo conforto e a adequada sustentação para um busto bonito;

     - Camisolas de gola alta são permitidas especialmente se tiver o cabelo curto;

     - Peças superiores podem ser mais chamativas com pregas e sobreposições na zona do peito, estampados, riscas, xadrez, etc.

 

 

     - Os acessórios grandes (colares, cachecóis e outros) ajudam a equilibrar os volumes.